top of page

Ação Social e Cidadania Beneficia Moradores do Residencial Morada do Sol em São Luís, Maranhão


No dia 6 de abril de 2024, o Residencial Morada do Sol, em São Luís, Maranhão, foi palco de um relevante evento de Ação Social e Cidadania. Promovido pela Caixa Econômica Federal com a execução do Instituto Vitória Régia, através do Projeto Técnico Social, o evento ofereceu uma variedade de serviços, palestras e atividades de lazer e culturais para os moradores do residencial, e tinha como objetivo central apresentar e disseminar as ações do Projeto Social do Residencial.


A associação dos moradores do Residencial e a prefeitura de São Luís, por meio de suas secretarias, foram parceiras no evento, mobilizando diversos serviços para atender os moradores do Residencial Morada do Sol. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) realizou uma palestra de conscientização ambiental, com a presença do mascote TED, o super-herói que promove a educação para as crianças.



O Conselho Tutelar marcou presença no evento, oferecendo informações e orientações sobre seus serviços para o público infanto-juvenil. A Secretaria de Assistência Social, via o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Maracanã também esteve presente, prestando diversos serviços aos moradores, como cadastro e atualização do CAD único, inscrição e atualização no programa Bolsa Família, emissão da Carteira do Idoso e cadastro no programa Criança Feliz.



A Secretaria de Urbanismo e Habitação apoio diretamente o evento com orientações ao público. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fez toda a logística de liberação do espaço e realizaram orientações no trânsito, A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) forneceu orientações técnicas, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) ofereceu serviços como vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, além de disponibilização do espaço físico da Clínica da Família para execução do evento, bem como, a Secretaria de Cidadania, através da defesa civil, realizou orientações e palestras sobre prevenções de acidentes domésticos, defesa pessoal e primeiros socorros.



Outras entidades e órgãos também contribuíram para o sucesso do evento. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) prestou serviços de cadastro, revisão, transferência e emissão de segunda via do título de eleitor, e o Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou uma palestra sobre o uso racional da água e esgotamento sanitário.


A Equatorial Energia disponibilizou diversos serviços durante o evento, como a troca de lâmpadas antigas por novas de LED, palestra sobre economia de energia, negociação de débitos e cadastro na tarifa social de baixa renda. Para entreter os presentes, o grupo Arte e Brilho Lisboa, formado por moradores do Residencial Morada do Sol, apresentou danças tradicionais portuguesas.



Agradecemos a participação de todos os moradores do residencial, assim como o apoio dos parceiros locais, para desenvolver essa grande ação para a comunidade da morada do sol. Essa ação faz parte do Projeto Técnico Social realizado pela Caixa Econômica Federal, com a execução do Instituto Vitória Régia.




26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page