top of page

Arteducação Ambiental na Comunidade



Este projeto constitui uma proposta de implementação e consolidação da Educação Ambiental através de arte-educação ambiental no município de Belém, buscando novas abordagens e compartilhamento de experiências e pontos de vistas, além da criação de processos de aprendizagens, que despertem o interesse da população para o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais, contribuindo com a Política Municipal de Meio Ambiente para que seus princípios e conceitos se disseminem pela sociedade, sendo apropriados por ela, fazendo com que o próprio cidadão seja um multiplicador dessas práticas e conceitos.


A implementação desse projeto requer a priorização de alguns aspectos que devem ser entendidos como metas, que são: o respeito às experiências e conhecimento populares; a solidariedade entre os indivíduos para com as gerações futuras; a participação da população envolvida e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente urbano.

A conscientização ambiental que propõem o projeto é aquela que possibilita aos cidadãos se prepararem para a construção de uma nova reflexão, para um processo emancipatório que permita o surgimento de novas formas de reapropriação do mundo de maneira integrada, inclusiva e dialógica.


Pretende-se abordar os problemas ambientais urbanos a partir de um processo dialógico que favoreça a redução de resíduos a partir da crítica ao consumo e produção de resíduos em excesso, propondo alternativas e saídas para melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida.


O projeto será realizado na cidade de Belém, Estado do Pará. O bioma é a Amazônia, na bacia hidrográfica do Rio Amazonas. A cidade de Belém está localizada numa região estratégica, onde temos a transição da floresta amazônica para o oceano Atlântico, formando um ecossistema único e diversificado dentro do bioma Amazônia.


Será desenvolvido em duas comunidades na região metropolitana dos Bairros do Marco e Canudos, com carência de infraestrutura de água e saneamento básico. A produção de lixo e resíduos orgânicos é grande, principalmente nas proximidades de feiras, contribuindo para a proliferação de doenças e causando inundações das vias de acesso às casas durante períodos de chuvas.


O bairro de Canudos é um dos menores bairros de Belém, motivo pelo qual é esquecido algumas vezes, por outro lado o bairro do Marco atualmente tem recebido vários investimentos, como o Hangar por exemplo.


A proximidade dos bairros e suas diversidades nos levam à propor este projeto de educação ambiental através da arte educação por acreditarmos ser esta a melhor maneira de mobilizar diferentes indivíduos dos mais diversos níveis sociais para que ocorra um movimento de conscientização no que diz respeito a questões como: lixo, água, saneamento, alimentação alternativa, a importância dos espaços verdes entre outros que poderão surgir no decorrer do processo.

Período:

Julho/2010 a Junho/2011.


Ações iniciais: - Reunião em 24 de agosto/2010, Em canudos:


- Reunião com a comunidade no bairro da Vileta, em 24 de agosto/2010:



Reunião no Instituto Vitória Régia com o presidente Alex Keuffer:












Café com a Governadora do Pará, Ana Julia. (03/09/2010):













Oficinas de música:



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page