top of page

Bom no Esporte, Bom na Escola


Ano: 2006

Local: Baião/PA

Financiador: Ação Social Integrada ao Palácio do Governo - ASIPAG

Função IVR: Execução



Apresentação


O projeto "Bom no Esporte, Bom na Escola" surgiu a partir de um conjunto de ideias de professores e outras pessoas (técnicos, atletas e estudantes) com o objetivo de contribuir para a preparação dos jovens. Observamos adultos uniformizados jogando em gramados e quadras especiais, enquanto crianças e adolescentes praticavam esporte nas ruas e terrenos abandonados, sem qualquer orientação.


Certo dia, ao sairmos de uma reunião comunitária, sentimos que, juntos, poderíamos contribuir para o bem-estar das crianças e adolescentes de nossa comunidade, por meio da prática esportiva em diversas modalidades. Em 2000, começamos a incentivar o esporte com uma semana desportiva mirim e juvenil, que foi um sucesso.


Hoje, em nossa comunidade, onde crianças e adolescentes não têm oportunidades adequadas de desenvolvimento educacional e de lazer — principalmente as de famílias de baixa renda, que continuam distantes dessa realidade, enfrentando o alarmante crescimento da violência e da prostituição infantil, alimentados pelo terrível vício das drogas — o projeto tem como objetivo principal afastar as crianças das ruas, incentivá-las a estudar e transmitir uma filosofia de vida melhor por meio do esporte. As crianças só poderão se matricular na escolinha da IVRDA com a permissão dos pais, para que as famílias estejam diretamente envolvidas no projeto, e é obrigatório que elas estejam matriculadas na escola.


O projeto será implantado na Vila de São Joaquim de Ituquara. O esporte tem o poder de chegar a qualquer lugar do planeta sem restrições, pois o mundo inteiro abraçou o esporte, tornando-o universal.


Implantação do Projeto


O projeto será implantado na Vila de São Joaquim de Ituquara, no município de Baião, através da IVRDA, em parceria com o Governo do Pará. O objetivo é investir em materiais esportivos (jogos de camisas, calções, meiões, calçados, bolas, redes, bombas, apitos, cartões e bandeirinhas), materiais humanos, didáticos e de expediente, que serão utilizados na execução do projeto.


Objetivos


  • Atender crianças e adolescentes com atividades esportivas (futebol de campo, futebol de areia, voleibol e atletismo).

  • Dar oportunidade para que as pessoas se conheçam.

  • Integrar socialmente por meio do esporte, envolvendo a família.

  • Conhecer a família do aluno/atleta.


Público Alvo


  • Estudantes e comunidade em geral da Vila de São Joaquim de Ituquara e sua vizinhança.


Metodologia


  • A aula de reforço (ensino fundamental e educação infantil) acontecerá no prédio da Escola Comunitária Professor Esmael Alves de Souza, com 06 (seis) salas de aula.


  • A prática de futebol feminino e masculino acontecerá no campo do Clube Vasco da Gama, cedido para os treinos.


  • A prática de voleibol feminino e masculino acontecerá na quadra de areia da Escola Comunitária Professor Esmael Alves de Souza.


  • A prática de atletismo feminino e masculino acontecerá na Escola Comunitária Professor Esmael Alves de Souza.


  • As inscrições serão feitas na Escola Comunitária Professor Esmael Alves de Souza no horário comercial, e os horários de treinos e aula de reforço acontecerão fora do horário escolar dos atletas.


  • Os professores são todos voluntários, com exceção dos instrutores (professores de educação física).


  • Todos os atletas são filhos de pessoas carentes (pescadores, agricultores, domésticas e lavradores), por esses motivos necessitamos de materiais e apoio para a instituição, não podendo arcar com essas despesas, razão pela qual procuramos apoio do Governo do Estado.


Projeto executado no período de 12 de maio a 12 de dezembro de 2006, com número do convênio 126/2005.


#BAIAO #PROJETO #ASIPAG #ESPORTE #2006

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page