top of page

Comunidades de Curralinho (PA) recebem oficinas de formação e fortalecimento da economia local com o Projeto Sanear Amazônia/SAFISP

  • Foto do escritor: Ivrcloud Ivr
    Ivrcloud Ivr
  • 27 de jun.
  • 1 min de leitura

Entre os dias 20 e 29 de junho de 2025, comunidades rurais do município de Curralinho, no Pará, participaram de uma série de oficinas promovidas pelo Projeto Sanear Amazônia/SAFISP, voltadas aos beneficiários do Serviço de Atendimento Familiar e Inclusão Social Produtiva.

 

As atividades ocorreram nas comunidades de Pacas, Serafina, Timbotuba, Pimental, Turé, Umarizal, Mucutá, Bambo, Patuazal, Maloca, Teotônio e Estância, reunindo moradores em momentos de aprendizado coletivo e troca de saberes.

Com foco em temas como formação de preços e acordos comunitários para gestão do fundo solidário, as oficinas têm como objetivo promover a autonomia financeira das famílias amazônidas, fortalecer práticas de economia solidária e estimular a organização comunitária.

 

Além de capacitar os participantes a calcular preços justos e sustentáveis para seus produtos e serviços, as atividades contribuem diretamente para o fortalecimento da economia local, valorizando os saberes tradicionais e incentivando práticas colaborativas de gestão de recursos.

 

Executado pelo Instituto Vitória Régia, com coordenação do Memorial Chico Mendes, a iniciativa do  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Projeto Sanear Amazônia amplia sua atuação para além do acesso à água, promovendo formação, empoderamento e desenvolvimento comunitário na região amazônica.

 

Comunidade Pacas- Curralinho (PA)

 

Oficina Formação de Preço/Comunidade Serafina e Pimental

 Comunidade Estância


 
 
 

Comentários


bottom of page