Ano: 2006
Local: Baião/PA
Financiador: Ação Social Integrada ao Palácio do Governo - ASIPAG
Função IVR: Execução
Objetivo
Promover ações de educação/capacitação com integrantes de centros comunitários do município de Baião, visando por meio de atividades de educação e organização social, difundir informação e conhecimento sobre a questão social urbana e processar mudanças nas práticas e hábitos das comunidades, com ênfase na proteção dos recursos, organização social e planejamento, todas áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Específicos
Possibilitar o acesso de lideranças comunitárias em atividades educativas;
Contribuir para o enriquecimento do processo de aprendizagem dos moradores dos
bairros selecionados;
Esclarecer à comunidade sobre a importância do desenvolvimento social urbano;
Estimular ações de educação nas ruas estimulando a ampliação da responsabilidade social.
Atividades Realizadas
Foram realizados, no total, 18 (dezoito) cursos, abrangendo 06 (seis) áreas de conhecimento, voltados para a capacitação de lideranças comunitárias. As áreas contempladas foram:
Associativismo e Cooperativismo;
Organização Social, Formação de Lideranças;
Planejamento Estratégico;
Elaboração de Projetos e Educação Ambiental.
Cada curso teve uma carga horária de 40 (quarenta) horas, totalizando 720 (setecentas e vinte) horas - aula ministradas, e resultando na capacitação de 450 (quatrocentos e cinquenta) integrantes de associações comunitárias.
Estrutura Pedagógica
A estrutura pedagógica foi organizada da seguinte forma: foram selecionados e contratados instrutores com ampla experiência na ministração deste tipo de curso. Em seguida, as associações foram escolhidas por cada instrutor durante todo o período de vigência do curso no município. Posteriormente, foi entregue uma pasta a cada instrutor contendo: uma ficha de inscrição para matricular, no mínimo, 25 (vinte e cinco) pessoas por turma; lista de frequência para ser preenchida diariamente; o conteúdo programático para orientação; um modelo de relatório a ser preenchido de forma manuscrita; e a cartilha do curso para seguir a sequência prevista.
Também foi disponibilizado todo o material didático e de expediente solicitado pelos instrutores. Para os alunos, foi entregue uma pasta contendo: bloco de folhas sem pauta para uso como rascunho; a cartilha do curso para leitura da parte teórica; além de lápis e caneta esferográfica. Além disso, cada aluno recebeu um kit com o material de consumo específico utilizado durante o curso. Foi exigido dos instrutores o preenchimento completo de cada formulário, devidamente assinado e registrado.
Considerações Finais
Considerando os objetivos propostos, tanto gerais como específicos, concluímos que foram alcançados com êxito.
O planejamento foi executado conforme previsto, sem alterações na sequência ou carga horária das atividades. O resultado foi altamente satisfatório.
O trabalho com as turmas, enquanto grupos de trabalho, fluiu bem e sem conflitos. Apesar da heterogeneidade dos grupos (diferenças de nível de instrução, experiências profissionais e culturais), o nível de motivação e interesse foi, em média, positivo, e o desempenho nas diversas situações proporcionadas pelos cursos foi considerado muito bom.
No quesito participação e rendimento, apesar da baixa escolaridade de alguns participantes, houve grande interesse no aprendizado e uma surpreendente capacidade de entendimento.
Apesar da pressão e da carga horária dos cursos, o nível de integração foi alto, e os conflitos que surgiram foram considerados normais, pontuais e sem impacto negativo no resultado final.
Os locais onde os cursos foram realizados foram, de maneira geral, adequados para o desenvolvimento das atividades.
O apoio logístico fornecido pela Prefeitura de Baião contribuiu positivamente para os resultados obtidos.
A avaliação dos participantes sobre os cursos foi positiva.
O relato oral dos integrantes das associações expressou satisfação, testemunhada pelos instrutores dos cursos e pelos técnicos da Prefeitura de Baião.
Projeto executado com número do convênio 154/2006.
Comments