top of page

Instituto Vitória Régia realiza oficinas produtivas nas comunidades Pacas e Turé, na Resex Terra Grande-Pracuúba

  • Foto do escritor: Ivrcloud Ivr
    Ivrcloud Ivr
  • 6 de out.
  • 2 min de leitura

Entre os dias 27 e 28 de setembro de 2025, o Instituto Vitória Régia realizou oficinas práticas e teóricas com foco em Boas Práticas de Produção Agroecológica nas comunidades Pacas e Turé, localizadas na Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba, no município de São Sebastião da Boa Vista (PA).

As atividades fazem parte da modalidade SAFISP – Sistema de Acompanhamento Familiar com Inclusão Social e Produtiva, inserida no escopo do Programa Cisternas, do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Esta etapa está sendo executada pelo Memorial Chico Mendes, com atuação direta do Instituto Vitória Régia, parceiro executor nos territórios atendidos, em parceria com as associações comunitárias locais.

Oficinas e acompanhamento técnico

As oficinas foram conduzidas pelo consultor técnico Sandro Abreu, que também atua como coordenador do projeto Sanear. Durante as ações, foram compartilhadas técnicas para o manejo sustentável da produção de açaí e mandioca, com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos alimentos, aumentar a renda familiar e evitar perdas na colheita.

Além do conteúdo teórico, as famílias participaram de atividades práticas em campo, aplicando os conhecimentos diretamente em suas áreas produtivas.

Monitoramento das tecnologias sociais

Durante a permanência nas comunidades, também foi realizado o monitoramento e a fiscalização das tecnologias sociais já entregues, assegurando que os sistemas instalados estejam operando conforme o esperado e beneficiando efetivamente as famílias contempladas.

Compromisso com o fortalecimento comunitário

As ações reforçam o papel do Instituto Vitória Régia como executor comprometido com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento produtivo sustentável na Amazônia, respeitando o modo de vida das populações tradicionais, promovendo a inclusão social e apoiando diretamente a geração de renda local.

 
 
 

Comentários


bottom of page