top of page

Levantamento Referências Culturais do Povo Tembé



Levantamento Preliminar das Referências Culturais do Povo Indígena Tembé nas Terras Indígenas do Alto Rio Guamá e Alto Turiaçu.


Justificativa:


O Inventário da cultura Tembé poderá contribuir para a salvaguarda e transmissão dos saberes dos mais velhos, assim como para agregar e fortalecer o grupo social que enfrenta conflitos de diversas ordens ocasionados pela pressão de colonos, madeireiros e fazendeiros.

De uma forma ampla a ação se justifica pelo Termo de Cooperação Técnica n. 002/2007 firmado pelo IPHAN com outras instituições junto ao Ministério Público Federal, que tem como um de seus objetivos à atuação da instituição contemplando os aspectos culturais dos Tembé.

Considera-se fundamental para a execução dos trabalhos a presença no corpo técnico da contratada de especialistas, sobretudo na área de antropologia, que já detenham conhecimento e atuem junto à comunidade indígena objeto das políticas patrimoniais. Dessa forma, torna-se imprescindível a contratação de pesquisadores com pesquisas e atuação consolidadas junto a grupos indígenas, especificamente, os Tembé do Alto Rio Guamá e do Alto Turiaçu como forma de viabilizar o diálogo entre à comunidade e o Iphan. Além disso, como alerta a antropóloga Miriam de Fátima Chagas, o trabalho com comunidades tradicionais deve primar pela subjetividade desses grupos, bem como a política pública, no caso cultural, deve respeitar essas particularidades priorizando o estabelecimento de diagnósticos especializados, evitando “um conflito de categorias de apreensão da realidade ou mesmo de exigências legais-administrativas inexeqüíveis para o grupo que acabam os impactando os grupos, face às mudanças que vêm associadas a esse processo”


Ações

Município

Comunidade

Nº de participantes

Período

Resultados

Realizar o mapeamento e coleta de informações preliminares sobre as referências culturais do Povo Indígena Tembé na Terra Indígena Alto Rio Guamá e na Terra Indígena do Alto Turiaçu utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais/INRC, com o objetivo de promover a identificação, o reconhecimento e a salvaguarda dos seus saberes e práticas culturais, garantindo assim a sua sustentabilidade. Desenvolvido com parceria do Bolsa Amazônia e Poema.

Capitão

Poço e

Paragominas

/ PA

Terra

indígena do

Alto Rio

Guamá e

Alto Turiaçú

/PA

50

Novembro

de 2009 a

março de

2010.

Levantamento preliminar do Inventário Nacional de Referências Culturais do povo Indígena Tembé na Terra Indígena Alto Rio Guamá e na Terra Indígena do Alto Turiaçu,

com sistematização das informações coletadas em campo no banco de dados do S-INRC/IPHAN.

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page