Ano: 2004
Local: Belém/PA
Financiador: Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - SECTAM
Função IVR: Execução
Objetivo
O projeto teve como principal objetivo sensibilizar a população dos bairros da Marambaia e Marco sobre o uso racional dos recursos naturais e a destinação dos resíduos sólidos e líquidos gerados pelas atividades humanas, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, priorizou como meta a sensibilização dos moradores desses bairros e dos alunos das escolas da rede pública de ensino.
O projeto foi dividido em 5 etapas, compostas por diversas atividades, sendo:
1. Organização e Fortalecimento Institucional
Nessa primeira etapa do Projeto, foram qualificados um total de cinquenta e três técnicos da Sociedade Vitória Régia, sendo que dezoito foram capacitados em Educação Ambiental e trinta e cinco em Planejamento para o Desenvolvimento Local. Esta etapa foi de fundamental importância, pois qualificou e subsidiou os técnicos para as etapas seguintes do projeto.
2. Sensibilização e Mobilização
Nesta fase do projeto, foram realizadas diversas reuniões com as lideranças comunitárias dos bairros da Marambaia e do Marco, com o objetivo de sensibilizá-las sobre a importância do projeto no cotidiano dos indivíduos e da coletividade. Houve a realização de técnicas de abordagem, sessões de vídeos e debates. O processo de mobilização se deu através de convites, carro de som e panfletagem na porta das escolas públicas dos bairros. Foram realizadas duas reuniões com a comunidade, que contaram com a participação de aproximadamente 200 pessoas cada, além da mobilização de seis escolas públicas. Também ocorreram quatro visitas ao Aterro Sanitário do Aurá, com a participação de cerca de 40 comunitários dos bairros da Marambaia e 40 do bairro do Marco.
3. Informar
Esta etapa teve como objetivo a difusão de informações relativas à questão ambiental, com o intuito de socializar com a população os conhecimentos disponíveis sobre o meio ambiente e promover a construção de novos conceitos por meio do diálogo e de ações.
Foram realizadas 04 palestras em escolas públicas e 06 em centros comunitários sobre Educação Ambiental, com um público de, em média, 30 participantes por palestra. Também foram realizadas 08 oficinas para as lideranças dos bairros, a fim de que estas se tornassem multiplicadoras do tema.
Houve ainda a realização de 01 mutirão de limpeza na feira do bairro da Marambaia e 01 mutirão de limpeza na feira do Marco, que mobilizaram e envolveram um grande número de pessoas dos bairros participantes.
4. Organização Social
Esta fase foi fundamental e consistiu na organização da comunidade, bem como no seu fortalecimento, para a continuidade das ações ambientais propostas no projeto. Nesse sentido, foram prestados serviços de assessoria a essas entidades, utilizando o planejamento participativo como instrumento de organização de suas ações, de democratização e aproximação da comunidade em geral, bem como de aprendizado para lideranças e membros comunitários.
5. Ação
Esta última etapa consistiu na realização de práticas de preservação e conservação do meio ambiente. Por meio desta fase, buscamos chamar a atenção dos setores da sociedade e do poder público para os problemas ambientais, que são cada vez mais crescentes em nossa cidade.
Conclusão
Ao final deste projeto, pode-se observar um maior envolvimento, por parte das lideranças, com a temática ambiental, além do desenvolvimento de uma consciência ecológica crítica sobre os caminhos a serem seguidos para amenizar os problemas causados pelas políticas pouco saudáveis e insustentáveis que vêm sendo realizadas em nossa cidade.
Projeto executado no período de 28 de abril a 28 de junho de 2004, com número do convênio 007/2004.
Comments