Ano: 2023
Local: Juruti/PA
Patrocínio: Instituto Alcoa
Função IVR: Executor
O Projeto
O projeto vai realizar atividades de capacitação, produção e diversificação de alimentos através de boas práticas agroecológicas, objetivando o alcance da segurança alimentar e a oferta de produtos para a comercialização, promovendo assim, o aumento da ocupação de mão de obra familiar, o acréscimo da renda e consolidar o processo de organização local. Tendo como protagonistas as mulheres e suas famílias da Comunidade do Cruzeiro.
Justificativa
Em Pesquisa de Mercado realizada no Município de Juruti, pelo Instituto Vitória Régia em 2022, indicou que 90% dos produtos alimentícios com capacidade de produção local, são adquiridos de mercados como Santarém e Alenquer. Nesse contexto o município de Juruti continua como um grande potencial de consumo de produtos alimentares: hortaliças, frutas, pequenos animais, entre outros. Esse é um ambiente propício para aumento da produção e, consequentemente à diversificação de produtos, gerando aumento de fluxo financeiro para os produtores locais. Esta realidade está presente nas Famílias da Comunidade do Cruzeiro. Localizada a 8 km da sede municipal, esta comunidade é composta por 284 famílias de pequenos produtores familiares (roçado de mandioca, criação artesanal de frangos e pequenas hortas), oriundas das terras onde se localiza a base da Empresa Alcoa, cujos excedentes são comercializados localmente com os moradores da cidade.
Comunidade beneficiada
Cruzeiro - Juruti/PA
Beneficiados de forma direta
50 mulheres8
Objetivo Geral
Garantir a segurança alimentar, ampliação das atividades de produção e geração de ocupação e renda das mulheres agricultoras e suas famílias, através da adoção de boas práticas agroecológicas e de tecnologias sustentáveis de baixo custo e alta eficiência. Consolidar o processo de organização comunitária, potencializando o protagonismo feminino e a optimização de novos negócios e aumento da renda familiar, abastecendo o mercado local do município de Juruti.
Objetivos Específicos
Alinhar com os parceiros institucionais do projeto (Instituto Alcoa e Casa do Empreendedor) as ações e resultados do Projeto e indicadores contidos no Plano de Ação.
Implantar 13 projetos de avicultura familiar visando garantir a diversificação das atividades produtivas e aumento da renda familiar.
Implantar 13 projetos de hortas familiares buscando garantir a diversificação das atividades produtivas e aumento da renda familiar.
Legalização da Associação de Produtoras/Produtores.
Qualificar os produtores realizarem as manutenções para garantir a operacionalidade e Sustentabilidade das tecnologias implantadas (aviários e hortas) e dos dirigentes da organização associativista para gestão da associação e sua inserção nos mercados institucionais;
Coordenação e monitoramento das atividades do projeto, buscando a promoção e eficácia das atividades desenvolvidas com participação dos dirigentes da Associação;
Realização
Financiador
Comments