Ano: 2007
Local: Belém/PA
Financiador: Secretária Municipal de Esporte e Lazer (SEJEL)
Função IVR: Execução
O Projeto
O Projeto Esporte e Lazer é um projeto que tem como objetivo oportunizar ao público-alvo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) práticas esportivas de forma democrática, com acesso às modalidades individuais e coletivas, bem como ações complementares, (eventos) realizadas e desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários; Contribuir para a redução da exposição de crianças e adolescentes às situações de risco social; Erradicar o trabalho infantil e, colaborar para a diminuição dos índices de evasão e repetência escolar da criança e do adolescente. Com isso, o bairro da Terra Firme tiveram a oportunidade de desempenhar entre os alunos diversas atividades, tanto individuais quanto coletivas, tais como: recreação, natação, vôlei, futsal, futebol de areia, hidroginástica, torneios esportivos, "queimadas", ginásticas, dentre outras, atendendo o público alvo de forma satisfatória.
Objetivo Geral
Democratizar o acesso à prática esportiva e à cultura do esporte como instrumento educacional, visando ao desenvolvimento do cidadão paraense.
Beneficiários
Vale destacar que a população beneficiada será composta por um total de 800 (oitocentas) pessoas, oriundas da comunidade e de escolas da rede pública de ensino, nas faixas etárias de 7 a 14 anos, 7 a 17 anos, 18 a 24 anos e a partir dos 60 anos de idade. A distribuição dessas pessoas permitirá detectar índices de aproveitamento, desenvolvimento no aprendizado e a redução da evasão escolar dos discentes envolvidos no projeto.
Proposta Metodológica
A proposta metodológica empregada para o desenvolvimento das atividades esportivas do Projeto Esporte e Lazer foi direcionada ao público-alvo, com modalidades individuais e coletivas, dentro de princípios didático-pedagógicos. Foram utilizados materiais adequados para esse fim, tais como bolas (vôlei, futebol de areia), redes (vôlei), cordas e jogos de xadrez, com o objetivo de fomentar a melhoria não só nas práticas esportivas, mas também na qualidade do aprendizado.
Assim, com a perspectiva de conduzir as práticas esportivas de forma democrática e incentivadora, o projeto permitiu uma maior integração sociocultural, contribuindo para a erradicação de situações de risco vulneráveis às crianças e aos adolescentes, conduzindo-os ao ingresso e permanência nas escolas.
Considerações Finais
Considerando o alto índice de comunidades carentes no bairro envolvido no Projeto e ciente do papel relevante que cada indivíduo tem no exercício da responsabilidade social, percebe-se a necessidade de intensificação de seus desempenhos em suas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento social. Dessa forma, foi adotada uma metodologia participativa, onde as comunidades foram incentivadas a assumir posturas que favorecessem a superação das dificuldades que enfrentam, tornando-os, assim, os próprios atores sociais das mudanças.
O desenvolvimento do Projeto como atividade esportiva conscientizadora mantém as características daquele que tem compromisso e procura mudar o que está errado, conservando o que há de bom. Além disso, ajuda na problematização social, na promoção da saúde e no questionamento da realidade para a desmistificação e elaboração de ações concretas. Assim, as ações implementadas no bairro se construíram devido à necessidade de viabilizar alternativas de inclusão social e erradicação da vulnerabilidade infantil e juvenil, bem como o desenvolvimento do processo educativo.
Vale ressaltar que, no decorrer do processo das atividades realizadas, podem-se observar mudanças positivas nos participantes quanto ao comportamento e ao rendimento escolar. Mudanças essas que foram constatadas pelos professores e até mesmo pelos próprios alunos, os quais se tornaram mais sociáveis, comprometidos com as tarefas solicitadas e melhoraram o convívio com a família. Isso nos leva a crer que, ao valorizar o coletivo, dá-se espaço à construção de relações mútuas que se complementam para promover sucessivas superações, promovendo a troca sistemática entre saberes e a integração de seres humanos no meio social.
Para isso, é importante levar em consideração as necessidades sociais, culturais e outras, uma vez que a autonomia e segurança ainda são itens que merecem muita atenção, até porque, no meio em que se vive, não se pode separar a transformação individual da social. Além do mais, sabendo que o Projeto Esporte e Lazer na Cidade tem o propósito de valorização do ser humano, nota-se que os valores coletivos são incentivados para fomentar uma situação grupal.
Considerando esses aspectos e sabendo da importância do Projeto nos núcleos, subentende-se que as ações proporcionadas ao Público alvo foram conduzidas de forma positiva trazendo como resultados a Superação dos problemas sociais e educativos, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e o bem- estar humano. Por esse motivo, não só é produtivo, mas necessário a continuação, ou seja, a renovação do Convênio entre o Instituto Vitória Régia e a Prefeitura Municipal de Belém, além da sua expansão a outros núcleos, onde possa estar possibilitando o crescimento esportivo e educativo nas comunidades.
Banco de imagens
Projeto executado com número do convênio 0031/2007.
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