top of page

Projeto Embarca Marajó


Contratante: Fundo Socio Ambiental-CAIXA O PROJETO

O projeto “Embarca Marajó” é uma realização do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com o Instituto Vitória Régia e o Instituto Peabiru, com apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é implementar ações socioeconômicas e ambientais, visando ao desenvolvimento local sustentável do território marajoara, integrado a políticas públicas, especialmente nos municípios onde trafega a Agência-Barco Ilha do Marajó. Período: Janeiro de 2015 a dezembro de 2016. Município (s): Bagre, Breves, Curralinho, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure /Pará. Objetivo geral:

· Assessoria técnica para o fortalecimento da gestão dos recursos naturais do território marajoara;

· Assessoria técnica em gestão de 04 (quatro) Fundos Florestais Comunitários; Implementação de 02 (dois) bancos comunitários;

· Fortalecimento da governança local;

· Fortalecimento de organizações comunitárias;

· Assessoria técnica na área de gestão para uma organização da sociedade civil;

· Permitir acesso ao acervo de produtos culturais;

· Assessoria técnica em comercialização e marketing para 04 (quatro) empreendimentos coletivos;

· Realização de mostras de cinema em 5 (cinco) municípios.

Resultados Esperados

Divulgação de práticas sustentáveis incentivando o aumento da produtividade e a conservação dos recursos naturais;

Práticas e princípios da economia solidária divulgada, visando a fortalecer redes de empreendimentos no Marajó;

Organizações governamentais, não governamentais e lideranças locais capacitadas em Gestão Territorial com foco no fortalecimento local;

Cultura Marajoara disseminada e valorizada;

Parcerias construídas para a execução e continuidade do projeto.

Contexto da atuação

O arquipélago do Marajó é formado por 16 (dezesseis) municípios e está localizado no estado do Pará, na região Norte do Brasil. É o maior arquipélago fluviomarítimo do mundo, com cerca de três mil ilhas e ilhotas. A bela paisagem da região é composta de áreas de campo natural e floresta densa, com um ecossistema aquático composto de oceano, mangues, praias, rios e lagos.

O território marajoara possui 487.161 habitantes, dos quais 275.700 (56,59% do total) vivem na área rural. Possui 23.034 agricultores familiares, 14.618 famílias assentadas, 18 comunidades quilombolas e uma terra indígena. O IDH médio dos municípios é 0,63, um dos mais baixos do país (MDA, 2013). Por esse motivo, considera-se que ações de fomento e a geração de trabalho e renda são de extrema importância para mudar esse cenário que se apresenta na região. PÚBLICO PRIORITÁRIO: Organizações sociais (associações, sindicatos, cooperativas, etc.), empreendedores locais, comunitários e gestores públicos.





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page