Ano: 2007
Local: Curralinho/PA
Financiador: Secretária Estadual de Agricultura (SAGRI)
Função IVR: Execução
Assessoria técnica para o processo de comercialização do açaí colhido pelos associados da CENTRAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PEQUENOS PRODUTORES DE AÇAÍ, do município de Curralinho, através da aquisição de com embarcação própria para transporte do açaí para venda na feira do Açaí em Belém/PA.
Justificativa
O projeto se justifica para o atendimento de pequenos produtores com grande produtividade de açaí que necessitam de um transporte mais eficiente para comercialização de seu principal produto em uma região bastante carente - a região do Marajó. Esta embarcação servirá aos produtores ligados a Central das Associações de Pequenos Produtores de çaí, do município de Curralinho, a qual possui cerca de 10 (dez) associações cadastradas, assim como, aproximadamente 150 (cento e cinquenta) famílias envolvidas, diretamente, na produção diária do açaí, que na safra chega a 8.000 (oito mil) latas/dia, sofre com a falta de transporte próprio para o escoamento da produção do mesmo de maneira autônoma.
Como consequência disso, o escoamento da produção é realizada por atravessadores, tanto da capital como de outros Estados, os quais detêm embarcações padronizadas e estabelecem o preço que deve ser pago, pela lata de açaí aos produtores, não permitindo que os mesmos se organizem e obtenham o lucro adequado com a atividade.
Portanto, a aquisição da embarcação motorizada permitirá o escoamento adequado da produção diária do açaí, principalmente, no período de safra, quebrando, com isso, o poder de imposição de preços pelos atravessadores, que ocasionam o enfraquecimento das associações locais.
Objetivos
Geral
Aquisição de 1(uma) embarcação completa, para o atendimento imediato das necessidades da “CENTRAL DAS ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DE AÇAÍ”, do município de Curralinho/PA.
Específicos
Escoamento na produção de açaí dos produtores do município de Curralinho;
Atendimento de 10 (dez) associações, com 150 (cento e cinquenta) famílias cadastradas no total;
Término do poder de imposição de preços pelos atravessadores.
Localização
O município de Curralinho pertence à mesorregião do Marajó e a microrregião dos Furos de Breves. A sede municipal tem as seguintes coordenadas: 01º 48’ 54” S 49º 47’ 45” Long. WGr. Este município apresenta os seguintes limites geográficos: ao Norte - São Sebastião da Boa Vista e Breves; a Leste - São Sebastião da Boa Vista; ao Sul - Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Bagre e a Oeste – Breves.
Beneficiários
O projeto atendeu diretamente, cerca de 150 (cento e cinquenta) famílias de produtores de açaí, os quais, no período de safra, chegam a colher 8.000 (oito mil) latas/dia.
Produtos Entregues
01 barco de 35 Tonelada para comercialização do Açaí da Associação de
pequenos produtores de açaí de curralinho;
20hs de Assessoria Técnica para a comercialização dos produtos, com atendimentos de cerca de 150 (cento e cinquenta) famílias de produtores de açaí.
Resultados
A embarcação “Sempre com Deus” foi adquirida por meio de um convênio da SAGRI celebrado com o Instituto Vitória que possibilitou dar um apoio efetivo e importante aos produtores de açaí de Curralinho, pertencentes a Central das Associações que possui 10 associações cadastradas na mesma. É importante comentar que a produção é muito grande, sem possibilidades reais de escoamento. Com a embarcação que foi devidamente apropriada para o transporte do fruto do açaí, deu um impulso muito importante para esses pequenos produtores, atendendo cerca de 150 (cento e cinquenta) famílias de produtores de açaí, os quais, no período de safra, chegam a colher 8.000 (oito mil) latas/dia e colocam toda essa quantidade no barco e revendem tudo no Estado do Amapá, mais precisamente na Capital – Macapá. Observamos que uma pequena parte da produção é Revendida no Pará, nos municípios ao redor de Curralinho e uma parte até na capital – Belém.
A embarcação tem apoiado uma grande parte dos “ribeirinhos” do município de Curralinho, município este considerado muito pobre economicamente, fazendo parte da região do Marajó. É também importante observar que a embarcação adquirida encontra-se devidamente quitada e legalizada, perante a Capitania dos Portos, devidamente registrado em Cartório com a toda documentação necessária. Possui também a liberação da Marinha, que observou todos os itens de segurança e demais acessórios. Com toda essa documentação registrada o Instituto Vitória Régia realizou contrato com o representante da Central das Associações de produtores de Açaí e acertou com o mesmo a assinatura de um Termo de Cessão de Uso da Embarcação, ficando na responsabilidade para o zelo e manutenção da mesma no período em que estivessem utilizando, o que foi feito a contento.
Projeto executado no período de 07 de novembro de 2007 a 07 de novembro de 2008, com número do convênio 024/2007.
Galeria de Fotos
Komentar