top of page

Projeto Barca do Açaí


O projeto se justifica para o atendimento de pequenos produtores com grande produtividade de açaí que necessitam de um transporte mais eficiente para comercialização de seu principal produto em uma região bastante carente - a região do Marajó. Esta embarcação servirá aos produtores ligados a Central das Associações de Pequenos Produtores de çaí, do município de Curralinho, a qual possui cerca de 10 (dez) associações cadastradas, assim como, aproximadamente 150 (cento e cinqüenta) famílias envolvidas, diretamente, na produção diária do açaí, que na safra chega a 8.000 (oito mil) latas/dia, sofre com a falta de transporte próprio para o escoamento da produção do mesmo de maneira autônoma. Como conseqüência disso, o escoamento da produção é realizada por atravessadores, tanto da capital como de outros Estados, os quais detêm embarcações padronizadas e estabelecem o preço que deve ser pago, pela lata de açaí aos produtores, não permitindo que os mesmos se organizem e obtenham o lucro adequado com a atividade.


Portanto, a aquisição da embarcação motorizada permitirá o escoamento adequado da produção diária do açaí, principalmente, no período de safra, quebrando, com isso, o poder de imposição de preços pelos atravessadores, que ocasionam o enfraquecimento das associações locais.


Localização:

O município de Curralinho pertence à mesorregião do Marajó e a microrregião dos Furos de Breves. A sede municipal tem as seguintes coordenadas: 01º 48’ 54” S 49º 47’ 45” Long. WGr. Este município apresenta os seguintes limites geográficos: ao Norte - São Sebastião da Boa Vista e Breves; a Leste - São Sebastião da Boa Vista; ao Sul - Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Bagre e a Oeste – Breves.

O presente projeto atenderá diretamente, atualmente, cerca de 150 (cento e cinqüenta) famílias de produtores de açaí, os quais, no período de safra, chegam a colher 8.000 (oito mil) latas/dia.



Ações

Município

Comunidade

Nº de participantes

Período e Carga horária

Resultados

Aquisição e doação de uma embarcação completa para o escoamento da produção de açaí, de forma a permitir a organização dos produtores rurais, a valorização de seus produtos e o escoamento da produção de maneira autônoma.

Curralinho

Central de Associações de produtores rurais

50

Novembro/2007 a Novembro/2008

Doção de uma embarcação motorizada, construída em madeira de lei, medindo 18,30 m de comprimento e pesando 35 toneladas, com capacidade de transportar 3.500 latas de açaí por viagem.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page