top of page

Mulheres Marajoaras: Revitalização de Pomares e Processamento de Fruta.



O Instituto Vitória Régia em parceria com a Cooped/Curralinho vem em busca de mecanismos participativos em prol de uma melhoria de qualidade de vida dos agricultores (as) familiares do município de Curralinho-Marajó-Pará. Atendendo a uma reivindicação de trabalhadoras rurais cooperadas de diferentes comunidades de Curralinho, este projeto pretende desenvolver ações de capacitação e assistência técnica junto a essas mulheres, de modo que seus pomares sejam revitalizados e que elas tenham acesso à tecnologia de processamento de frutas para comercialização.


A metodologia utilizada no projeto tem caráter participativo com a criação de um Grupo de Trabalho, que junto ao Instituto Vitória Régia com a parceria da Cooped/Curralinho e equipe técnica, são responsáveis pelo monitoramento, planejamento e acompanhamento das ações do projeto.

Ações

Município

Comunidade

Nº de participantes

Período e Carga horária

Resultados

Desenvolvimento de ações de capacitação e assistência técnica junto a trabalhadoras rurais, direcionadas para a revitalização de seus pomares e para tecnologias de processamento, visando à comercialização de frutas tropicais.

Curralinho

Piriá Sede Aramacari Bela Pátria

250 mulheres

Ano 2008/2009

- Levantamento sócio-econômico de 150 trabalhadoras rurais;

- Realização de 3 seminários sobre as questões de gênero;

- Dois cursos de organização social;

- Dois cursos de compostagem orgânica;

- Orientação técnica sobre o manejo das áreas frutíferas das trabalhadoras.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page